sexta-feira, 30 de julho de 2010

Não consigo entender a crase - aula 2


Já falamos em outro post sobre os conceitos iniciais sobre o a crase. Nós vimos que ela ocorre quando:

a) Contração da preposição a com o artigo feminino “a”.

b) Contração da preposição a com o pronome demonstrativo “a”.

c) Contração da preposição a com o “a” que inicia os demonstrativos aqueles, aquela, aquilo, aquelas.

Segunda a primeira premissa, a crase ocorre quando há artigo feminino e só há artigo feminino quando há uma palavra feminina (um substantivo feminino), como A mesa, A praia, A cidade, etc.

Agora quando a palavra feminina "pedir" o artigo, podemos dizer que termos uma crase. Mas como saber se a palavra feminina pede ou não, o artigo?

Essa regrinha tenho certeza que você já ouviu por aí. Basta reler a oração em que apareça regidos das preposições: "de", "em" e "por". Se tivermos meras preposições, o nome dispensa artigo.

Exemplo:

Vou a Copacabana.
Vou a Vitória.

Substituo o verbo ir (= vou) por: venho, passo, moro

Venho de Vitória.
Passo por Vitória.
Moro em Vitória.

Então:

Vou a Copacabana.
Vou a Vitória.

Atenção! O "a" é mera preposição e as palavras Copacabana e Vitória não pedem o artigo, por isso não se usa crase.

Porém, se houver necessidade de usar, respectivamente: da (= de + a); na(= em + a); pela (= por + a), a palavra feminina tem o artigo feminino definido "a", então haverá crase:

Ex.:Vou à Bahia
Venho da Bahia
Moro na Bahia
Passa pela Bahia.

Houve contração da preposição de + a = da, em + a = na, por + a = pela por isso "a" da Bahia é craseado.

Vou à Bahia.

Outra regra prática para sabermos se o substantivo exige ou não o artigo feminino definido "a" é substituir o vocábulo feminino por um masculino. E se aparecer a contração da preposição "a" com o artigo "o" = ao antes do nome masculino, haverá crase. Ex.:

Eu vou a cidade

Posso dizer:

Eu vou ao Município.

Logo, na oração:

Eu vou à cidade. O "a" da cidade deve ser craseado.

E se não pedir, como saber? Veja o exemplo:

Eu vou a Roma.

Eu venho de Roma.

Atenção! A palavra Roma não pede o artigo feminino, porém se eu disser:

Eu vou a Roma dos Césares. A palavra Roma, agora, está determinada. Pense assim: Não é qualquer Roma que vou, eu vou àquela Roma dos Césares, então, craseia-se o "a" de Roma. Esse é o exemplo clássico.

Eu vou à Roma dos Césares.

Outro exemplo:

Eu vou a Copacabana.
Eu vou à Copacabana de minha infância
Ele foi a Minas.
Ele foi à Minas de Tiradentes.

Dica! Há uma música para ninguém esquecer o uso da crase nesses casos:

Se vou a
E venho dá
Eu craseio o à

Exemplo:

Vou à festa
Venho da festa

Se eu vou a
E venho dê
Crasear o a
Para quê ?

Exemplo:

Vou a São Paulo.

Venho de São Paulo.

PARA MEMORIZAR:

Se venho "da" é "à" (com crase).

Se venho "de" é "a" (sem crase).

Vou à Grécia. Venho da Grécia.
Vou a Santa Catarina. Venho de Santa Catarina.

Ufa! Isso é só o começo. Acompanhe os próximos posts sobre a famosa crase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário