segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Evite clichês na redação!


(Coração na areia é um clichê.)

"Quem vê cara não vê coração." E se a banca ver essa expressão na sua redação é zero na certa!
"Mas por que não posso usar essa frase que todo mundo fala?", pergunta-se o estudante. Justamente por isso, oras! Repetir algo que todo mundo já disse demonstra falta de originalidade e estilo ao escrever. Expressões como "vil metal", "palidez cadavérica", "silêncio sepulcral", "selva de pedra" são chamadas de clichês.

Um clichê (do francês cliché), chavão ou lugar-comum é uma expressão idiomática que, de tão utilizada e repetida, desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reacção má em vez de dar o efeito esperado.

Também pode significar uma idéia relativa a algo que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro daquele contexto. Por exemplo, em romances, filmes e telenovelas, "o mordomo é sempre o culpado do assassinato do patrão", "o herói no final mata o vilão", etc.

Então, nada de clichês na hora de escrever a redação. Em vez disso, tente explicar com suas palavras a ideia que você quer passar. Ex.:

"Quem vê cara não vê coração" = Não é plausível julgar outras pessoas pela aparência.

Boa sorte.

2 comentários:

  1. [...] originalidade, emotividade ou poeticidade ao discurso. Muitas vezes funcionam como um recurso para fugir dos clichês, tão importante nas [...]

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  2. [...] Evite ideias prontas, clichês, frases feitas: a cada dia que passa, de sol a sol, na sociedade em que vivemos, atualmente, nos [...]

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