"Quem vê cara não vê coração." E se a banca ver essa expressão na sua redação é zero na certa!
"Mas por que não posso usar essa frase que todo mundo fala?", pergunta-se o estudante. Justamente por isso, oras! Repetir algo que todo mundo já disse demonstra falta de originalidade e estilo ao escrever. Expressões como "vil metal", "palidez cadavérica", "silêncio sepulcral", "selva de pedra" são chamadas de clichês.
"Mas por que não posso usar essa frase que todo mundo fala?", pergunta-se o estudante. Justamente por isso, oras! Repetir algo que todo mundo já disse demonstra falta de originalidade e estilo ao escrever. Expressões como "vil metal", "palidez cadavérica", "silêncio sepulcral", "selva de pedra" são chamadas de clichês.
Um clichê (do francês cliché), chavão ou lugar-comum é uma expressão idiomática que, de tão utilizada e repetida, desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reacção má em vez de dar o efeito esperado.
Também pode significar uma idéia relativa a algo que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro daquele contexto. Por exemplo, em romances, filmes e telenovelas, "o mordomo é sempre o culpado do assassinato do patrão", "o herói no final mata o vilão", etc.
Então, nada de clichês na hora de escrever a redação. Em vez disso, tente explicar com suas palavras a ideia que você quer passar. Ex.:
"Quem vê cara não vê coração" = Não é plausível julgar outras pessoas pela aparência.
Boa sorte.
[...] originalidade, emotividade ou poeticidade ao discurso. Muitas vezes funcionam como um recurso para fugir dos clichês, tão importante nas [...]
ResponderExcluir[...] Evite ideias prontas, clichês, frases feitas: a cada dia que passa, de sol a sol, na sociedade em que vivemos, atualmente, nos [...]
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