terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sintaxe: Classificação das Orações Coordenadas

Vamos dar prosseguimento ao nosso estudo sobre Sintaxe. Sabendo a diferença entre frase, oração e período, hoje vamos falar da classificação dos períodos compostos e também das Orações Coordenadas:

A classificação do PERÍODO COMPOSTO (constituído de mais de uma oração, lembra?) será feita de acordo com o conectivo que rege as suas orações:

1 - COMPOSTO POR COORDENAÇÃO - se todas suas orações forem simplesmente justapostas ou regidas por conectivos coordenativos.

2 - COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
- quando, excluída a oração principal, todas as suas orações forem regidas por conectivo subordinativo.

As Orações Coordenadas


Assim, as orações de um PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO se classificam em:
a) ORAÇÕES ASSINDÉTICAS = não há síndeto, isto é, conectivo.
Ex.: Não fomos ao casamento; mandamos um presente.
Joãozinho saiu logo, estava atrasado.

b) ORAÇÕES SINDÉTICAS
= aqui nós podemos encontrar as CONJUNÇÕES COORDENATIVAS. Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração mais uma classificação.

As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Macete! AD-AD-ALCONEX. (Quase uma nova marca de cotonete ou algodão! piada infame =P)

Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas: e, nem, não só… mas também, não só… como, assim… como.

- Não só cantei como também dancei.
- Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
- Comprei o protetor solar e fui à praia.


Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas: mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.

- Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
- Ainda que a noite acabasse, nós continuaríamos dançando.

- Não comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui à praia.

Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas: ou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.

- Ou uso o protetor solar, ou uso o óleo bronzeador.
- Ora sei que carreira seguir, ora penso em várias carreiras diferentes.
- Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.


Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivas: logo, portanto, por fim, por conseguinte, conseqüentemente.

- Passei no vestibular, portanto irei comemorar.
- Conclui o meu projeto, logo posso descansar.
- Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.


Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, pois.

- Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo.
- Só fiquei triste por você não ter viajado comigo.
- Não fui à praia pois queria descansar durante o Domingo.


Atenção!
Não adianta querer decorar todas as conjunções! Tudo deve ser analisado pelo contexto e, principalmente, pela ideia (sem acento pessoal!). Por exemplo, se você gravar que o "mas" sempre será conectivo adversativo, você pode se dar mal quando ver a seguinte frase:
Ex.: Não só brincava, mas pulava, corria e gritava.

Às vezes o "mas" vem precedendo um "também", mas em algumas vezes não. Fique atento(a)! A segunda oração não é Oração Coordenada Adversativa, mas sim Oração Coordenada Aditiva. É a clara a ideia de soma, adição de ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário